Influência da Diabetes Mellitus no Desenvolvimento
da Doença Periodontal
Diana Correia*ET TAL
A diabete tem uma grade influencia da doença periodontal ,pois esta diminui a taxa de glicose fazendo o pâncreas não produza mais ,ou produza pouco hormônio insulina que pelo sistema endócrino lançado na corrente sanguínea junto com o glucagon.por a insulina ser um hormônio sintetizado no pâncreas, que promove a entrada de glicose nas células acaba por acasionando diabetes tipo 1 e2. Tipo1; As células do pâncreas são incapazes de produzir insulina e se não há insulina circulante a absorção de glicose fica prejudicada e ocorre o aumento de glicose no sangue. Neste caso é necessário injetar insulina subcutânea para que possa ser absorvida pelo sangue.Tipo 2;As células musculares e adiposas são incapazes de utilizar toda a insulina secretada pelo pâncreas. Assim, a glicose no sangue é pouco aproveitada por essas células.
Estudos relatam que a doença periodontal, em diabéticos, não seria apenas voltado à redução dos sinais e sintomas locais produzidos pela infecção, mas sim um descontrole glicêmico dos pacientes, isto é comprovado nas pesquisas epidemiológicas demonstrando uma prevalência aumentada de periodontite entre pacientes com Diabetes mellitus descontrolado ou mal controlado. Provavelmente, o déficit de insulina acarreta maior mobilização das proteínas e depressão dos fibroblastos, alterando estruturas conjuntivas, como os vasos sanguíneos, havendo dessa forma perturbações dos processos reparativos da gengiva.Em relação ao grau de comprometimento dos tecidos periodontais entre diabéticos e não diabéticos com doença periodontal, alguns estudos demonstraram que os pacientes diabéticos apresentavam valores mais elevados na profundidade de sondagem, perda de inserção, níveis de perda óssea e prevalência mais acentuada de periodontite avançada.
Então concluímos que a presença de infecções leva à estimulação da resposta inflamatória resultando em situação de estresse, que aumenta a resistência dos tecidos à insulina, piorando o controle do diabetes, então pacientes com controle inadequado do diabetes têm significativamente mais sangramento gengival ou gengivite do que aqueles com controle moderado e bom e do que aqueles pacientes que não apresentam a doença. Está comprovado que a melhora no controle metabólico de pacientes diabéticos pode contribuir para minimizar os danos aos tecidos periodontais..
Nenhum comentário:
Postar um comentário